-
Arquitetos: IF (Integrated Field)
- Área: 6000 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Ketsiree Wongwan
-
Fabricantes: BSG Glass, EDL, Iris Ceramica, K2J, Nrdc, Resysta, SKK
Descrição enviada pela equipe de projeto. Conceito: Brincar é curar.
Partido: Dimensão das crianças.
Um hospital é o tipo de lugar que a maioria das pessoas prefere evitar o máximo que pode. Há algumas tentativas de instituições médicas de criar um ambiente mais agradável e amigável, algumas com arquitetura e decoração de interiores quase equivalentes a um shopping ou a hotéis de luxo. Se esse ambiente construído pode tornar mais tolerável a sensação de ir a um hospital para nós, adultos, como será essa experiência para os pequenos?
Para as crianças, o luxo não é algo que possa confortá-las da dor, do medo de agulhas ou mesmo da amargura do medicamento. Portanto, o projeto procurou as coisas que lhes trazem felicidade ao longo de sua experiência no hospital. Com a mentalidade das crianças, descobriu-se que "diversão" é o que toda criança procura instintivamente. Apesar de suas origens diferentes, todas as crianças querem viver suas vidas procurando algo divertido de fazer.
Usar esse elemento de 'diversão' como chave se torna um grande desafio, considerando que deve-se abordar o desenho na perspectiva de uma criança. Esse processo de pensamento leva ao projeto de um hospital com um escorregador situado bem na frente do hall de entrada (imagine ser uma criança temendo entrar no hospital, o brinquedo o distrairá). A área de espera de cada clínica é projetada em um playground, o que se torna um fardo para os pais de terem que convencer as crianças a deixar o hospital. O programa também inclui uma piscina coberta que tem um monte de nuvens artificiais flutuando no topo.
A dimensão infantil é criada usando várias formas físicas, cores e símbolos materializados a partir da linguagem de projeto que é composta de linhas delicadamente curvas e evita deliberadamente as formas geométricas perfeitas. O projeto cria uma estética, que lembra a maneira como se continua desenhando uma linha curva sem se concentrar em formar um círculo perfeito ou não, e acaba trazendo uma sensação de liberdade à experiência dos jovens usuários do espaço. Essas linhas aparecem nos arcos construídos acima das portas e áreas de estar com os tamanhos calculados para corresponder à proporção do corpo das crianças, criando um ambiente construído que acomoda verdadeiramente os comportamentos e preferências delas.
O tom pastel incentiva o uso da imaginação pelas crianças. As crianças poderão usufruir dos espaços dentro do hospital de acordo com sua própria imaginação pessoal e desenvolver individualmente uma experiência através de suas interações com o programa espacial selecionado. Um cenário é projetado e construído próximo ao balcão da farmácia como parte do layout da 'área de espera', que abrange o 'espaço de recreação'. O programa permite interações entre pais e filhos, e faz com que os adultos cuidem de seus filhos durante a espera. O uso de luz indireta em todos os corredores do hospital garante que os pacientes jovens não sejam incomodados pelo desconforto do brilho excessivo.
O hospital oferece quatro tipos de quartos, classificados não como padrão, especial ou suíte, mas nos nomes mais amigáveis como baleia, tartaruga, leão e coelho. Cada quarto é decorado com uma cor diferente e instalado acima da cama está uma constelação que brilha no escuro com uma lâmpada personalizada para fornecer uma iluminação padrão e o nível de iluminação adequado para uma boa noite de sono. O Hospital Infantil EKH mudará a percepção de todos sobre qual pode ser o espaço de tratamento para crianças.